sábado, 29 de maio de 2010

CHÁ DAS MAMÃES BORDADEIRAS

"A alegria é para o corpo humano o mesmo que o sol é para as plantas".
Massilon



Margaridas do jardim de minha mãe
que receberam minhas amigalunas
para nosso" chá das mamães bordadeiras".



Boa tarde, amigas.
Ontem fizemos nossa festa de maio.
"O Chá das Mamães Bordadeiras".
Tenho 20 amigalunas , que são aquelas inscritas para o ano todo. Com estas eu divido o chá das mamães. Este ano só puderam comparecer 13 delas. Uma pena mas fizemos a festa assim mesmo. Ficou tão gostosa que, me desculpem, a postagem ficou enorme. Não consegui tirar mais nada para encurtar. Vou tentar economizar nas palavras, mas...como vou explicar as ações?
Conto com a paciência de todas.

As minha queridas foram chegando e se sentando em grupos de três. Para o bom andamento das dinâmicas.Depois das boas vindas fomos para a 1ª parte, os abraços. Como?Assim:

QUEM ME COMPLETA?
Cada aluna recebeu a metade de um ditado popular. A primeira parte era numerada para facilitar. Ex: 1 Quem avisa...
..............................
Amigo é.
................................
Hora de abrir o saquinho que está na mesa com o nº 1, cheio de apitos. Todos vamos apitar para comemorar cada abraço.
Seguindo a numeração, uma aluna vinha à frente e lia sua parte.Quem tinha a sequência se levantava e completava o ditado. E se abraçavam em nome de todas as outras. E entregavam-se flores com balinha dentro, que aí estou eu distribuindo.

Nesta foto dá para notar a Ivone lendo a parte dela.
Agora duas acabaram de completar seu ditado.Esta dinâmica exercita a memória, a percepção auditiva, a rapidez de raciocínio, a desinibição e ainda recebe os bons fluidos em um abraço gostoso como o da Glauce e Regina, ao som de apitos.

Depois que se abraçaram chegou a hora de explorar mais a mesa.Abrir o rolinho nº 2. Uma cópia de música para cada uma CANTAR com a melodia de: se essa rua fosse minha.

Nós estamos, nós estamos festejando

Alegria, amizade, união.

Tudo isso nós vivemos nesse grupo

Com agulha, linha, riso e atenção.

Todo dia juntas vamos construindo

Nosso grupo de fazer e diversão,

Pois na vida é preciso ir tecendo

Laços fortes com carinho e atenção.

HORA DA SURPRESA!

Abrir o envelope com o nº 3. Montar um quebra cabeça que tem uma surpresa.

Os grupos trabalhando:

Ivone, D. Geralda e Conceição (foi embora mais cedo e Emídia, que chegou mais tarde, ficou em seu lugar no grupo).

Heloisa, Terezinha e Maria.
Glauce, Giulia e Regina.
Graça, Creuza e D.Geralda.
No quebra cabeça estava escrito: "Quem será a nossa miss"?
Era uma brincadeira preparada para a glauce , por sua turma. A Glauce infernizou a vida delas querendo ganhar um presente por merecimento .E atribuia pontos positivos ou negativos a tudo:chegar mais tarde, trazer mais trabalho pronto, atender a campaninha do portão,assiduidade, esquecer algo, e assim ia.Sempre a pontuação dela era maior. Tudo farra, é claro. Mas o que ela queria era um trabalho meu, até com minhas iniciais.E ela até se prontificou a bordar outros para eu fazer para todas.Assim todas ganhariam.Isso rendeu. Vejam o que aprontei para ela:

TÔ DENTRO
Falei com as amigas que, depois de muito pensar, estabeleci alguns critérios para escolher a miss.Eu ia falando e elas respondendo TÔ DENTRO, se fosse o caso.Ou saindo da disputa.
1-gosta muito do que faz.
t- tô dentro
2...........
Quando disse:É assídua,houve reação: eu falto e justifico.E aí estava o circo armado.Cada uma se defendendo.
Quando disse:aprende com facilidade, ouviram-se sussuros:acho que com essa eu caio fora.
Foram várias questões ate eu dizer:Vive contando pontos positivos e negativos.
Todas calaram e a Glauce gritou sozinha:SOU EU.
Eu respondi GANHOU! VOCÊ É A MISS!
Olhem a reação dela:
Deu um grito e se abaixou.E nós rindo...


Giulia foi colocar a faixa... Custou!
Olhem a exibida.
Recebendo da Regina o manto.
Sendo coroada pela Giulia.Puro ouro da África do Sul.
Eu entreguei o cetro: ouro das minas de Morro Velho com um cabeçote em ouro e esmeraldas de Fernão Dias Paes. Trocando em miúdos:Uma agulha de tricô bem grossa e um novelo de linha matizada verde/amarela. Bem de bordadeira, não acham?
O desfile glorioso!!!!O 2º cetro é encimado por um anjinho para tomar conta de nós, que convivemos com ela, rsrsrsrsr.Ela disse que vira com ele todos os dias para impor respeito.
Olhem a reação dela quando abriu o presente que eu dei e viu que era minha almofadinha agulheiro!!!!!!!
Tomei da mão dela e perguntei: o que faço com esta tesoura? Todos: corta a língua dela! Lá vai então:

E vamos continuar as dinâmicas. Agora vem o

OLHO DE LINCE. (como devem ser os olhos das bordadeiras)

Abrir o rolinho Nº 4 e procurar, no emaranhado de linhas uma figura de........ que carrega muitas coisas. Acharam. Era um caminhãozinho.(olhem o forro da mesa!)
PROBABILIDADES

O caminhão estava com sacos de laranja.E o nº de sacos estavam na brincadeira do maior ou menor(probabilidades) Cada mesa foi falando se o próximo nº de sacos era maior ou menor que o ultimo falado.Quando a mesa respondia eu tirava o papel que ocultava o nº. se a mesa acertava, continuava na outra rodada. se errava saia. Com este exercício as alunas precisam pensar nas probabilidades de acordo com os números que já haviam saído. Só se ouvia as mesas falando baixinho: já sairam mais nº maiores, ou menores... E quando a mesa errava e uma ou outra ficava brava: eu queria isso...aquilo... mas vocês quiseram assim... Depois

A PERGUNTA OCULTA.

Dei 3 pistas:
1 era uma pergunta.
2 pertinente à nossa festa
3 todas queriam.
Cada mesa foi dizendo um letra, se havia eu descobria a letra. Quem soubesse podia falar.A frase foi descoberta assim


O que estava escrito?
ESTE LANCHE É SÓ PARA VER?
Nãããããaãõ! Vamos lanchar!!!!!!!!
(perceberam que a Glauce continua a caráter?)


Depois do lanche coloquei sobre uma mesa os mimos que havia feito para ela, numerados. e avisei: procurem em suas cadeiras o nº referente ao seu prêmio. E venham pegar.
As cadeiras foram reviradas... E os embrulhos também...


E a Glauce lá...
Alguns mimos:

Docinhos de pistache com frutinha vermelha - alfineteiros.
A almofada da Glauce.
Bloquinhos alfineteiros já mostrados antes . Ainda tesouras como a de cortar lígua e rodinhas de alfinetes.
Faltava um brinde, o meu trabalho VERDE/AMARELO, a caixinha de costura.As mesas disputaram no jogo do torto ou ziguezague. Meio minuto para formar palavras com as letras escritas na folha. Todas paravam ao meu apito e quem tinha menos palavras saía. Até ficar uma mesa. Aí, ela 3 disputaram entre si, em meio minuto, quem achava mais diferenças entre duas
figuras.
A Giulia ganhou!( Olha o estado do forro da mesa...)

EU E ELAS, minhas queridas amigalunas.


Valeu, amigas bordadeiras. Até a próxima, no final do ano!
Beijos a todas.

13 comentários:

Casa de Lola disse...

Oi Minhosa,

querida, que linda farra vcs fizeram, apesar de ter só 13 meninas, parece que foi muito divertido, né? E os presentinhos cada uma mais fofo que o outro!Parabén vc sabe mesmo como animar um encontro!
Beijos
Lola BH

Regina Schultz disse...

Se tivesse ido neste encontro teria me divertido muito e dado muitas risadas.
Minhosa adoro ler seus posts e só não comento por pura preguiça. Mas desta vez deixei a preguiça de lado!!!!
Bjs divertidos e animados.

Iêda Klein disse...

Lola, obrigada pelas palavras gentis. Ainda vamos nos encontrar, com certeza. Minha irmã mora em Nova Lima e vou sempre por aí. Qualquer dia nos encontramos.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Regina, com certeza teríamos rido a valer. Foi ótimo. Beijos e obrigada pela presença em minhas postagens.
Iêda

Yoyo disse...

Olá,
Estu fazendo uma visitinha, conhecendo alguns blogs que irão participar da Blogagem Vida Simples.
A festa parece ter ido bem animada, mesmo.Prabéns!
Bjos

ANA REGINA disse...

Oi Iêda!
Que reunião mais linda!
Quem não gostaria de participar?
Eu adoraria demais!
É isso que falta no mundo, pessoas se abraçando, sorrindo juntas, brincando, sendo felizes.
Sua ideia é muito linda.
Uma semana maravilhosa pra vc.
bjks no coração:)

Lin M Sousa disse...

olá, Yêda : criatividade é o seu nome .. adorei tudo .. e tb gostaria de ter ido à esse encontro muito divertido .. e suas margaridas mereceriam participar da proposta verde amarela .. bjs LIN

Marilia Baunilha e Patch disse...

Que delícia de festa, Iêda! Como vocês são animadas! Que lindo ver tanto amor, tanta união, tanta amizade! Adorei ler e ver tudo isso! Mas o que mais me impressionou foi a sua organização e a sua disposição em bolar e preparar todas as tarefas.
Parabéns, amiga, você é demais!

pensandoemfamilia disse...

Olá
Estou aqui de visita pois participarei da blogagem vida simples e lá encontrei vc na listagem.
Adorei sua forma de coordenar o grupo com tanta criatividade e carinho.
bjs, Até...
http://pensandoemfamilia.com.br/blog

Priscila Rodrigues Bittencourt disse...

Amiga, como você esta???
Menina.. que chá heim!!!! ADOREI!
Dve ter sido maravilhoso mesmo o encontro não é???
Ah... terminei a toalhinha pra meu irmão... Verde e amarelo! Espero que sirva pra proposta, caso não sirva me avise tá!!!
À noite estarei postando, ok???

Beijos e ótimo domingo!
;)

Regina A. Moro Garbeline disse...

oi Iêda.

Muito legal esse encontro. Uma boa e gostosa farra é bom para a união das amigas.

Beijão e fiquem com Deus.

Regina

Unknown disse...

Que farra , hem Ieda ??!!! essa turma deve ser MARAVILHOSA, parabéns pela dinamica e organização do evento...tem que ter muito talento !!

bj e boa semana

Anônimo disse...

Ai!!! Que delícia de festa,já estou preocupada...Sei que vão tentar acabar com meu reinado,por isso quero informar que continuarei em campanha...rsrsrs...Me aguarde.Já vou começar com uma sugestão,claro,quero saber quantos pontos vou ganhar com a sugestão,pois já escolhi meu próximo brinde,que tal outra festa no final do semestre?abraços.